7 de março de 2011

Angústia, por que você existe?

Hoje percebi que é muito difícil escrever em palavras algo que você sente de verdade por dentro. Por mais que você fale o que sinta, nunca é 100% daquilo. Talvez o motivo seja a própria causa, o responsável por essa dor no peito, um sentimento que assola a agonia. Por que a angústia existe?
Alguns falam que o mundo é perfeito, que um ser superior criou tudo que nos rodeia e outros dizem que o mundo surgiu de uma grande explosão. Como que um sentimento pode ser criado por uma dessas fontes? Uma mística e outra científica?
Para tudo que é criado, há ingredientes necessários e uma motivação. Qual motivação e ingredientes foram necessários para a criação da angústia? Será que pretendiam fazer com que os seres humanos e até mesmos os animais ficassem nesse estado baixo quando têm o prazer de vivenciar esse sentimento? Ou queriam tornar o mundo menos perfeito já que "perfeição não existe", pois quando nos encontramos nesse estado, é bem difícil ter motivação de seguir em frente, sentimos um vazio que assola no peito que nem mesmo as pessoas próximas são capazes de preencher. Perdemos a motivação de realizar algo, preferimos não progredir. Simplesmente somos derrotados por um único sentimento. Percebemos a dificuldade de batalhar consigo mesmo para nos livrar disso. Realmente é difícil.
Qual a solução para esse problema? Porque lidar com um sentimento, que não é algo físico, é bem difícil. Do mesmo modo que não conseguimos explicar quando estamos felizes, não conseguimos entender quando estamos angustiados.
É como dizem, uma grande conquista demora para ser erguida, já a ruína da mesma pode acontecer em apenas alguns instantes. Então, demoramos para nos tornamos felizes e realizados com essa grande conquista. Agora, o outro lado da moeda, que muitas vezes podem ser responsável pela angústia e sofrimento, acontece em alguns instantes. Será que a angústia é mais forte que a felicidade?
Ser completamente feliz é difícil. É necessário algo realmente grandioso para que nos sintamos assim. Já a angústia pode surgir de inúmeras maneiras, meras palavras já podem ser responsáveis por uma angústia tremenda. Então, como podemos lidar com isso? Depende somente da gente o caminho que iremos seguir, nós que somos responsáveis por tudo que acontece nas nossas vidas. A única forma de fugirmos dessa angústia e nos atirarmos para a felicidade é tomando a decisão correta e não seguir um caminho suspeito. Falar é fácil, mas a hora de decidir é o ponto chave para que nada disso aconteça. Pois é, realmente é difícil.
Até mesmo em momentos de agonia aprendemos coisas assim....

Nenhum comentário: