2 de abril de 2010

Momentos da vida.

Esses dias parei para refletir sobre os momentos que marcaram minha vida. Momentos que julgo eternos, mas quando paro para pensar neles, percebo que se tornaram apenas lembranças que não voltam. Diante desse pensamento, percebo que na verdade eu não aproveitei a vida.
Se eu pudesse voltar no passado, mudaria esses momentos pouco vividos. Seria mais atento com aquela pessoa, faria o máximo possível para conseguir participar daquele encontro, demoraria um minuto a mais naquela conversa, jogaria mais uma partida daquele jogo, trocaria o tempo que perdi por um momento a mais com meus amigos, não ficaria naquele momento de tristeza e sim, procuraria algo que me fizesse rir, não reclamaria daquela discussão, mas tentaria entender a situação.
São tantas as coisas que eu poderia ter mudado, mas que deixei passar. E hoje, revivo esses momentos e percebo o quanto poderia ter sido diferente. Só que agora não adianta, pois já passou.
Mas como seria se eu pudesse mudar esses momentos? Eu seria essa pessoa de hoje? Conheceria todos os meus amigos? Seria como sou agora? Diante de tantas perguntas, a única certeza é a própria incerteza, pois não sei como seria se tudo fosse diferente.
Refletindo sobre isso, comecei a pensar diferente. Tudo que aconteceu no meu passado contribuiu para o que sou hoje. Se não fosse os momentos que julgo não aproveitados, eu não estaria aqui agora.
As vezes procuro mudar o que era antes, mas acabo esquecendo que quem constrói a nossa história somos nós mesmos. Se hoje vivo do passado, que garantia terei sobre o futuro? Mais incertezas ou arrependimentos?
Por existir o amanhã, passo a me preocupar com o hoje e construir uma vida sem arrependimentos para que no futuro eu possa me lembrar do hoje e dizer: "Realmente, aproveitei a minha vida".

Nenhum comentário: