1 de fevereiro de 2010

Passado, presente e futuro - 3 em 1?

Hoje parei pra pensar sobre o tempo. Presente, passado e futuro.
Gostaria de saber sobre meu passado, mas como posso voltar no tempo e deixar o presente? E se pudesse voltar, o passado se tornaria presente no tempo que eu estivesse? E o agora, esse momento, seria o futuro?
Mais e meu futuro? Um minuto depois de agora pode ser considerado futuro? Ou o futuro está eternamente distante?

A cada pergunta que faço, o tempo passa. O futuro se torna presente e o presente se torna passado.

O presente seria apenas um segundo? Mas o segundo acaba de passar, então ele seria passado? Mas, e o segundo que está preste a vir?
E o relógio continua a se movimentar, segundo a segundo. Jamais ele retrocede no tempo, apenas avança, deixando o passado por meio de um segundo por vez.

E você caro leitor? Acaba de presenciar o meu presente, mas que agora já é passado. Mas e seu presente? Será que ele é meu futuro?
Como pode você ler meu passado, sendo que estou digitando tal texto agora, no presente? Estamos em um mesmo espaço diante dessas palavras, mas não no mesmo tempo. E você deve estar se perguntando sobre tudo isso. Você ao ler esse texto, deixou passar desapercebido seu presente, enquanto se entretia com meu passado. Os segundos se passaram e o tempo virou passado.

Olho para o relógio e o tempo continua a correr, mas o tempo que passa agora pra você já deve ter passado. Seria possível você estar no futuro, sendo que estamos aqui nesse exato momento? Diante de sua leitura está escrito meu passado, mas diante de seus olhos está presente o meu futuro.
E o tempo, que continua a passar, jamais retrocede.
Qual seria esse tempo? Presente, passado ou futuro?
Seria o futuro do presente do passado?

O tempo é criação de nossa mente. Depende do ponto de vista que o vemos. Pra você pode ser presente, mas para mim já é passado.
E o futuro? Algo incerto.
O passado já não nos pertence mais. O futuro dificilmente pertencerá a nós, pois sempre terá o amanhã. Apenas possuímos o presente, que se esvai conforme o tempo passa. Por isso o futuro está em sua mente, em sua cabeça e em suas mãos.
O futuro é o significado de viver nossa vida no momento presente.

"Viva o presente com a certeza de que nesse exato instante estará se erguendo o futuro" (Daisaku Ikeda)

3 comentários:

Blog da Priiiii disse...

q texto bonito, Sony!!!

Queria saber escrever q nem vc ^^

thayse disse...

sinceramente?vs eh meu heroi!!^^

sempre quando to malzonavenho aki e me regenero...

Erison disse...

Ahhh Pri, seus textos são mto bons tb!
Profeta, não eh pra tanto >.<
Que bom que te ajudei em certa parte =)